terça-feira, 1 de maio de 2007

Semente de cumarú .


A semente do cumaru, também conhecida como fava tonka ou tonka bean, é lisa e dura, de cor roxa-escura. Tem de 5 a 7 cm de comprimento por 3 cm de diâmetro. É constituída de 30 a 40% (peso seco) de um óleo amarelo-claro, perfumado, que se oxida rapidamente ao contato com o ar. Esse óleo é similar aos óleos de outras leguminosas, como o do amendoim, exceto por conter o ácido linoléico e traços de óleo com alto peso molecular, tais como o beénico e lignocérico.

Para a extração do óleo, as sementes são trituradas e o óleo é obtido por processos químicos. Todavia o principal valor da semente de cumaru se deve à presença em alta concentração de cumarina. A literatura especializada aponta que cada semente de cumaru apresenta em média um rendimento de 3% de cumarina, podendo chegar a 10%.

A cumarina (orthocoumaric anhydride) é um composto químico orgânico encontrado em alta concentração em sementes de cumaru. Possui característico aroma adocicado. A fórmula do cumaru está representada abaixo.

As sementes de cumaru, devido às suas propriedades aromáticas, são vastamente utilizadas nas indústrias de perfumaria e cosméticos. Adicionalmente são empregadas à indústria de tabaco para dar aroma ao fumo.A cumarina tem valor clínico por ser precursor de medicamentos anticoagulantes como a warfarina e tem aplicações na indústria alimentícia, substituindo a baunilha.As sementes também são usadas também na fabricação de colares ornamentais e artesanato em geral.Tecnologias mais modernas podem assegurar o aumento do rendimento e, provavelmente, resultar em melhor qualidade da cumarina.

Nenhum comentário: